PROJETO DIÁRIO DIGITAL
Professora: Adriana Flávia de Martins e Lourenço
Escola: CEM Profª Neyde Tonanni Marão
Disciplinas: Língua Portuguesa /História / Geografia
Turma: 4º Ano “C”
Duração: 4 meses
Na minha sala de aula os alunos se encontram em vários níveis de aprendizado, tendo os que realmente acompanham o conteúdo da série correspondente, até alguns que ainda estão iniciando a escrita de palavras.
Devido a esta variedade nos níveis de desenvolvimento é que escolhi este projeto com o intuito de incentivá-los a escrever palavras e a produzir textos, porque quando o aluno lê e escreve bem, ele adquire os requisitos necessários para ter sucesso em qualquer disciplina escolar.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar a leitura e a escrita de maneira prática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Desenvolver a criatividade na escrita;
· Ampliar o vocabulário;
· Produzir textos simples mas coerentes.
RESULTADOS ESPERADOS
Quando se escreve para o professor o aluno já antecipa a ideia de avaliação. Ao escrever para si mesmo o aluno se sente mais a vontade e o produto final será mais eficaz., sendo assim, espera-se que os alunos se envolvam com as atividades propostas, ampliando seu vocabulário e dominando a forma culta de escrita.
Que os alunos percebam que é possível aprender a ler e a escrever de maneira criativa, lúdica e prazeirosa.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto trata de produções de textos, utilizando a ferramenta K_WORD disponível no netbook.
AÇÕES
RECURSOS TECNOLÓGICOS
PRAZOS
1.) Distribuir os netbooks para cada aluno.
1.) Netbook
1.) 15 minutos
2.) Os alunos deverão abrir digitação de texto.
2.) K-WORD
2.) 5 minutos
3.) Orientar os alunos para escreverem (usando as regras do gênero “diário”) resumidamente, os fatos importantes do dia anterior.
3.) K-WORD
3.) 20 minutos
4.) Incentivar os alunos a escreverem mesmo que precisem da ajuda da professora ou de um colega.
4.) Digitar os fatos relevantes
4.) No decorrer do processo
OBS: Toda esta rotina será repetida durante dois meses em 1 h/a de Língua Portuguesa por dia.
O professor deve ficar atento às características comuns das crianças nesta faixa etária, tendo sempre aquela visão que eles estão em processo de formação.
Depois de repetida a rotina do diário, os textos deverão ser corrigidos, imprimidos, encadernados e expostos para a escola:
AÇÕES
RECURSOS TECNOLÓGICOS
PRAZOS
1.) Correção.
1.) Professora
1.) 1 mês
2.) Impressão dos trabalhos realizados pelos alunos.
2.) Impressora
2.) 15 dias
3.) Encadernação.
3.) Encadernadora
3.) 10 dias
4.) Exposição dos trabalhos.
4.) Os trabalhos finalizados
4.) 5 dias
AVALIAÇÃO
Será no decorrer do processo, considerando a evolução que o aluno apresentar na leitura e na escrita.
Fonte: http://ucavotuporanga.wordpress.com/blogs-os-professores/
Nenhum comentário:
Postar um comentário