Projetos TIC




PROJETO DIÁRIO DIGITAL

Professora: Adriana Flávia de Martins e Lourenço
Escola: CEM Profª Neyde Tonanni Marão

Disciplinas: Língua Portuguesa /História / Geografia

Turma: 4º Ano “C”

Duração: 4 meses
Na minha sala de aula os alunos se encontram em vários níveis de aprendizado, tendo os que realmente acompanham o conteúdo da série correspondente, até alguns que ainda estão iniciando a escrita de palavras.

Devido a esta variedade nos níveis de desenvolvimento é que escolhi este projeto com o intuito de incentivá-los a escrever palavras e a produzir textos, porque quando o aluno lê e escreve bem, ele adquire os requisitos necessários para ter sucesso em qualquer disciplina escolar.

OBJETIVO GERAL

Trabalhar a leitura e a escrita de maneira prática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Desenvolver a criatividade na escrita;

· Ampliar o vocabulário;

· Produzir textos simples mas coerentes.

RESULTADOS ESPERADOS

Quando se escreve para o professor o aluno já antecipa a ideia de avaliação. Ao escrever para si mesmo o aluno se sente mais a vontade e o produto final será mais eficaz., sendo assim, espera-se que os alunos se envolvam com as atividades propostas, ampliando seu vocabulário e dominando a forma culta de escrita.

Que os alunos percebam que é possível aprender a ler e a escrever de maneira criativa, lúdica e prazeirosa.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O projeto trata de produções de textos, utilizando a ferramenta K_WORD disponível no netbook.


AÇÕES

RECURSOS TECNOLÓGICOS

PRAZOS


1.) Distribuir os netbooks para cada aluno.

1.) Netbook

1.) 15 minutos


2.) Os alunos deverão abrir digitação de texto.

2.) K-WORD

2.) 5 minutos


3.) Orientar os alunos para escreverem (usando as regras do gênero “diário”) resumidamente, os fatos importantes do dia anterior.

3.) K-WORD

3.) 20 minutos





4.) Incentivar os alunos a escreverem mesmo que precisem da ajuda da professora ou de um colega.

4.) Digitar os fatos relevantes




4.) No decorrer do processo





OBS: Toda esta rotina será repetida durante dois meses em 1 h/a de Língua Portuguesa por dia.

O professor deve ficar atento às características comuns das crianças nesta faixa etária, tendo sempre aquela visão que eles estão em processo de formação.

Depois de repetida a rotina do diário, os textos deverão ser corrigidos, imprimidos, encadernados e expostos para a escola:


AÇÕES

RECURSOS TECNOLÓGICOS

PRAZOS


1.) Correção.

1.) Professora

1.) 1 mês


2.) Impressão dos trabalhos realizados pelos alunos.

2.) Impressora

2.) 15 dias


3.) Encadernação.

3.) Encadernadora

3.) 10 dias


4.) Exposição dos trabalhos.

4.) Os trabalhos finalizados

4.) 5 dias



AVALIAÇÃO

Será no decorrer do processo, considerando a evolução que o aluno apresentar na leitura e na escrita.

Fonte: http://ucavotuporanga.wordpress.com/blogs-os-professores/

Nenhum comentário: