Cursos



 FORMAÇÃO JULHO 2014



Para promover o desenvolvimento de habilidades na realização de um trabalho pedagógico capacitado e  significativo com o uso das tecnologias em redes de aprendizagem, propomos as seguintes atividades:

  1.  Formem pares ou trios de aprendizagem para praticar a interdisciplinaridade.
  2.  Liguem o computador desktop, notebook, netbook ou tablet e criem uma pasta no arquivo documentos.
  3.  Utilize um editor de texto do kingsoft office(tablet sistema android), microsoft office (windows), libreOffice e openOffice (linux ou no windows). Escolha um conteúdo para ser abordado. Trace um roteiro para ser explorado através de um texto didático interativo.
  4. Pense em diversos recursos de hiperlinks (jogos, vídeo, música, imagens, experiências...) Utilize as TIC (online ou impressas).
  5.  A metodologia a ser utilizada é participativa, exploratória, dialógica, experimental no ambiente escolar.
  6.  Produza imagens, vídeo, áudio, utilizando os recursos  necessários, salve tudo na pasta criada.
  7.  Querem um exemplo? Clik no link abaixo.  
  8. Para fazer o Qrcode: após publicar na web (blog, wordpress, site...) copie a url e utilize este endereço:      https://www.the-qrcode-generator.com/ 
  9. À tarde teremos um painel das  produção  para análise dos softwares utilizados e diálogos sobre os desafios.
  10. Avaliação do curso.


















OFICINA PEDAGÓGICA PARA UTILIZAÇÃO DO TABLET EDUCACIONAL
Iniciou nesta segunda, dia 11 mais uma etapa de cursos e oficinas para os coordenadores pedagógicos das escolas estaduais da 3ª CRE. O curso com durAção de 8 horas, tem por objetivo contribuir para a utilização do tablete educacional na prática pedagógica, utilizando recursos digitais de imagem e som na edição de objetos de aprendizagem interdisciplinares. Durante o curso vamos operar as funções básicas dos principais aplicativos: máquina fotográfica, editor de audio, editor de texto e de apresentações, (kingsoft office, videopad free, paint joy entre outros) e navegadores web para edição de objetos de aprendizagem interdisciplinares. Identificar e reconhecer o potencial pedagógico das diversas ferramentas do tablete educacional, para o processo ensino e aprendizagem faz parte da intencionalidade do curso.
Nesta primeira turma participaram as professoras Coordenadoras Pedagógicas: Ana Lúcia Lord e Micheli Jacques da EEEM São Miguel; Sandra R Herrmann Haas da EEEM Monsenhor Seger; Roseli S Aschebrock da EEEM R A Augustin; Lirinéia Röhsig da EEEM Westfália; Iara Margarete Reis da EEEM Fazenda Vilanova; Sandra Regina Marchioretto da EEEM Dr. Ricardo; Ticiana Horn Angeli e Maridete Maria Haas da EEEM Vidal de Negreiros.








Aproxime o seu tablet com o aplicativo scanlife e leia o código.








No segundo dia de formação pedagógica do tablet educacional tivemos a participação das profªs Coordenadoras Pedagógicas: Lira L. Lutterbeck da EEEM 25 de Maio; Vera Maria S. Eichler da EEEM Pedro Albino Müller; Marilaine Pruinelli, EEEM Donato Caumo; Denise Feine da EEEF Fett Filho.


Oficina Pedagógica tablet Educacional.








OFICINA DE CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM O SOFTWARE HOTPOTATOES

Hot Potatoes é um conjunto de cinco ferramentas de autoria, que possibilitam a elaboração de cinco tipos básicos de exercícios interativos utilizando páginas Web.
Na construção é necessário introduzir seus dados -- textos, perguntas, respostas, etc. -- e o programa se encarregará de gerar as páginas Web para você. Os programas estão projetados para que alguns elementos das páginas possam ser personalizados; Vejamos agora alguns exemplos dos tipos de exercícios que se podem realizar utilizando-se o Hot Potatoes: completar lacunas, ordenar frases, palavras cruzadas, associações.

Data do Curso: 14 e 15 de outubro
Carga horária: 4 horas.
Turnos oferecidos: Manhã e Tarde.
Público alvo: 20 professores.
No momento da inscrição opte pelo dia e turno de preferência.


Inscreva-se aqui


OFICINA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM - SCRATCH

Com o Scratch, você pode programar suas próprias histórias interativas, jogos e animações - e compartilhar suas criações com outros membros da comunidade online.
O Scratch ajuda os jovens a aprender a pensar de maneira criativa, refletir de maneira sistemática, e trabalhar de forma colaborativa - habilidades essenciais para a vida no século 21.
Pode ser utilizado para produção de relatórios escolares interativos, demonstração de pesquisas, videos.

DATA: 30/09
CARGA HORÁRIA: 4 HORAS
LOCAL: NTE-ESTRELA
TURNOS: MANHÃ E TARDE (OPCIONAL)


Inscreva-se neste link












OFICINA DE CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Os objetos de Aprendizagem que elaboramos permite que o usuário utilize-o com facilidade, em um contexto dinâmico, sem sobrecarga de informações por tratar-se de um só conteúdo. O ambiente desperta o interesse e motiva o aluno(a) a explorar, a pesquisar, a descrever, a refletir e a expressar suas ideias.
Editor de texto/Editor de slides/Calameo/Kolorpaint/Gimp/Audacity DO linux educacional
Dia 09/09 público alvo 20 professores.
Tempo: 4 horas


Clic aqui para se inscrever.

Nenhum comentário: