segunda-feira, 23 de junho de 2008

Aula sobre blogs educativos.


O USO DE BLOGS EDUCATIVOS

A construção de um blog pode ser feita, por exemplo, a partir do site www.blogger.com.br.
Uma vez feito um cadastramento do usuário e definida uma senha, que pode ser compartilhada por um grupo no caso de construção coletiva. É possível inserir imagens e alterar os dados postados. Os alunos e professores parceiros têm desenvolvido bloggers para relatar atividades, documentar eventos e planejar desafios cooperativos. O acesso ao blog é feito diretamente no endereço de publicação, ex: http://nteestrela.blogspot.com/, portanto mesmo que a escola não tenha página pode fazer os registros utilizando o acesso à Internet. A construção de um blog de forma cooperativa também possibilita a interação entre os sujeitos e promove a troca de idéias e a resolução de desafios de forma colaborativa.

POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES PEDAGÓGICAS DOS BLOGS

Com o surgimento dos sites de criação, gestão e alojamento de blogs gratuitos e de fácil utilização, a criação de um blog tornou-se uma tarefa acessível a qualquer utilizador da Internet. O conceito de blog tem evoluido ao ritmo da criatividade e imaginação dos internautas tendo também chamado a atenção de investigadores, professores e outros profissionais com preocupações no domínio da educação. As utilizações potenciais dos blogs como recurso e como estratégia pedagógica são muito diversificadas e sobre elas faremos algumas considerações.

Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser:

· Um espaço de acesso a informação especializada.
· Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.
· Um espaço de partilha entre professores da mesma disciplina ou departamento.
· Um espaço de interface entre escola e famílias
· Um portfólio digital.
· Um espaço de intercâmbio e colaboração.
· Um espaço de debate.
· Um espaço de integração.

Ao constituírem espaços de publicação na web os blogs permitem tornar visível a produção escrita dos seus autores dando assim “voz” às suas idéias, interesses e pensamentos.
Participar num blog que tenha uma audiência pode ser um estímulo à reflexão e produção escrita desde que exista uma orientação e acompanhamento nesse sentido. A escola e as atividades nela realizada ficam mais expostas ao escrutínio público, mas também mais próximas das comunidades em que se inserem e abrem-se novas oportunidades para o envolvimento e colaboração de diversos membros dessas comunidades.

Os blogs como espaço de disponibilização de informação por parte do professor.

Neste tipo de abordagem, é o próprio professor que cria e dinamiza um blog no qual disponibiliza informação que considera de interesse para os seus alunos. O professor vai mantendo atualizado o blog procurando acompanhar a abordagem de conteúdos nas suas aulas com a disponibilização de materiais – pequenos textos e comentários pessoais, estabelecimento de ligações a sites relevantes devidamente analisados e até comentados sucintamente pelo professor, referências a notícias da atualidade que se relacionem com conteúdos abordados nas aulas, etc.
O professor pode estimular a consulta do blog pelos alunos não só procurando assegurar a existência de condições mínimas de acesso à Internet por parte dos alunos, mas também fazendo referência a conteúdos do mesmo durante as aulas sempre que isso se afigure oportuno. Uma das vantagens desta prática é não só a de disponibilizar aos alunos mais uma fonte de recursos a utilizar nos seus estudos, mas fazê-lo procurando incentivar uma prática de consulta (e estudo) continuada, ao invés do “estudar antes do teste”.
Dentro da utilização dos blogs como um espaço virtual de disponibilização de informação pelos professores todo um leque de variantes podem ser consideradas, como por exemplo, a construção coletiva de um blog sobre temáticas transversais a várias disciplinas procurando assim conseguir uma abordagem mais interdisciplinar de determinados conteúdos.
Este tipo de blogs pode também ser desenvolvido com a participação de alunos como “co-autores” desde que o professor se assegure da correção e adequabilidade da informação a disponibilizar.
Não estamos perante uma “moda” passageira, mas sim perante um novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino e de aprendizagem. A facilidade de criação e manutenção de um blog e a existência de serviços gratuitos e de qualidade, bem como a crescente divulgação de perspectivas e experiências práticas da sua utilização ao nível de escolas dos diversos os níveis de ensino são um bom prenúncio neste sentido.

Pensando enquanto educador, como esta ferramenta valiosa pode contribuir em nossa prática pedagógica diária?
O uso desta ferramenta na aula e na escola:

• Desperta o interesse dos alunos para a pesquisa;
• Uni os componentes da sala;
• Ao mesmo tempo em que ao ser preparado para uma turma demonstra exclusividade, por outro lado aumenta o trabalho do professor quando, para a mesma matéria, tiver que preparar blogs diferentes;
• Motiva, sensibiliza o aluno quando aplicado a temas da atualidade.
• Criação de um jornal on line;
• Divulgação de atividades;
•Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
• Divulga estudos realizados pelos alunos;

• Desenvolve habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;


• Trabalha com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.• Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.


• Traz a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;


• Ajuda a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
• Incentiva a criação de concursos entre os alunos de suas produções;

O professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos.Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho. Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.

“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.” (Platão. A República, VII)


Ana Virginia.
NTE-Estrela.

Atividades:
1. Discussão do uso de blogs em contexto educacional: formas de utilização, vantagens e desvantagens, comparação com outras ferramentas de interação, possibilidades de construção do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa (com referência ao texto lido);

2. Produção de um blog aplicado à área de atuação ( em grupo com os demais colegas do componente curricular)


Tema de casa: ( Aula á distância)


Desafio: Duvidas e Certezas sobre Informática na Educação.


Todos nós temos alguma percepção e opinião sobre o que nos rodeia, porém também temos as nossas dúvidas e inquietações sobre diversos assuntos.


A proposta para a aula EAD é que você, juntamente com seu grupo, contextualize em seu blog a diferença entre ensino de informática e informática na educação.


Sugestão descreva suas certezas provisórias e dúvidas temporárias sobre o assunto.


Obs. Poste também junto com suas considerações uma imagem alusiva ao tema.


Leiam também este artigo:
revista época

Até a próxima aula, professora Ana Virginia.

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