quinta-feira, 11 de abril de 2013

PARTICIPAÇÃO NO 2º SENID DE PASSO FUNDO

Equipe do NTE-Estrela esteve participando do 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital-SENID, de 8 a 10 de abril, em Passo Fundo-RS.
 O tema por uma cultura hacker na educação foi bem debatido em oficinas, painéis, apresentação de artigos completos. O movimento hacker teve seu início nos EUA, na Universidade de Massachussets-conhecido como MIT, nos anos de 1960. No evento o conceito de hacker salientou a ética, princípios e valores morais desse movimento de  contracultura,  referindo-se  a valorização da capacitação técnica ligada a tecnologia, compartilhamento do conhecimento, por uma cultura de acesso universal da tecnologia digital e diante de  desafios intelectuais  encararem de forma lúdica e inovadora, tudo isso feito com muita criatividade coletiva.
Demarcação constante da diferença entra hacker x cracker. O universo cracker entendido como aquele profissional que usa a capacidade técnica para invadir o sistema de forma ilegal.
Na terça-feira, dia 9, à tarde, aconteceu o workshop dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTEs, com a presença da homenageada do evento, Profª Dra. Léa Fagundes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

Profª Vyvian e Profª Liane Equipe NTE-Estrela.

Nenhum comentário: