O Encontro da Educação Inclusiva coordenado pela Profª Beatriz Rekziegel aconteceu no último dia 12, e contou com a participação de educadoras da região da 3ª CRE. Foi apresentado o programa do Ministério da Educação Mecdaisy, uma solução tecnológica que permitirá a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido por meio de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ - o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado.
A profª Liane Sulzbach, coordenadora do NTE-Estrela, orientou a instalação e o manuseio do recurso. Este padrão apresenta facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos. Possibilita também, anexar anotações aos arquivos do livro, exportar o texto para impressão em Braille, bem como a leitura em caractere ampliado. Todo texto é indexado, facilitando, assim, a manipulação através de índices ou buscas rápidas.
Além dos benefícios do Mecdaisy às pessoas com deficiência visual ou física que podem ter acesso à leitura sob a forma de áudio e texto digital, destaca-se que está disponível a metodologia para geração de livros neste padrão, que poderá ser utilizada gratuitamente nas escolas e instituições de educação superior, para garantia da acessibilidade.
No encontro foram ainda debatidos os recursos nas escolas para a acessibilidade, conhecidos através do Banco de Dados do MEC- Escola Acessível. Planejamento para 2013 e comunicação virtual e colaborativa através da página pbworks: http://educacaoinclusiva03.pbworks.com foram outros temas refeltidos na parte final do encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário