quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SEMINÁRIO NTEs e COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DAS CREs

O Seminário NTEs e Coordenações pedagógicas das CREs, ocorreu nos dias 13 e 14 de dezembro, em Porto Alegre, no auditório e salas de informática da PROCERGS. A pauta para reflexão foi a  articulação política entre os núcleos tecnológicos e o pedagógico das CREs, além da avaliação do ano e planejamento de 2013.

Na abertura do Seminário o Secretário José Clóvis de Azevedo palestrou sobre Conhecimento e Aprendizagem destacou  “O grande desafio da escola é construir coisas novas”, provocou, explicando a diferença entre conhecimento, que é construído pelo sujeito, informação, aquela que está armazenada nos livros didáticos e saberes, o conhecimento em um momento histórico, sempre em transformação.enfatizando que o que é conhecido é caminho para um novo conhecimento. Ressaltou o papel das tecnologias e sua importância para ampliar o leque de informações da realidade, serem aproveitados como dados, que serão tranformadas em conhecimento se sairem da repetição para a dinamicidade, criatividade, criticidade da potencialidade de cada um.

A professora Léa Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da Ufrgs, que falou após o Secretário, parabenizou a iniciativa do Estado com o projeto Província de São Pedro, que destina um computador por aluno e professor. “Os laboratórios de informática são importantes por terem máquinas mais potentes, mas a solução é cada aluno ter o seu computador na mochila”, destacou ela.
A formação seguiu com oficinas sobre portais de escolas e tablet, palestras sobre Democratização do Conhecimento Tecnológico no Ensino Médio, com os assessores Jonas Tarcísio Reis e Vera Ferreira e sobre o Projeto Província de São Pedro, com a coordenadora do projeto, Maria Lucia Pinto.
Na sexta-feira ocorreu uma mesa redonda com a diretora do Departamento de Logística e Suprimentos, Ana Figueiroa e com a diretora-adjunta do Departamento Pedagógico, Vera Amaro. Trabalhos em grupo para avaliação das ações do ano e projeções de ações para 2013 deram seguimento ao evento. No encerramento do Seminário foram entregues  dois notebooks aos coordenadores dos NTEs, sendo um para o Núcleo Tecnológico e um para o Pedagógico das CREs.






Nenhum comentário: